Panorama



O livro Cruz de Fogo é uma ficção romanceada totalmente ambientada na bela cidade de Ottawa, capital do Canadá. O romance tem como pano de fundo um jogo de poder político dentro de uma sociedade restrita chamada de ordem vermelha; uma organização global, porém com sede no próprio Canadá.
Essa sociedade está tentando um plano para aumentar as fronteiras de suas influências geopolíticas para outras cidades canadenses e em seguida para outras cidades do mundo, desde a Europa até a América do sul, principalmente no Brasil.
Dentro desse cenário dois grandes articulistas, membros da ordem e estudiosos da metafísica elemental do fogo, se destacam, porém com ideias contrapostas. Donovam Draek, ícone da mais alta linhagem da América do Norte, prega uma unificação forçada que em teoria levaria a ordem a ter mais poder político e representatividade global, mas essas ideias não são de todo bem aceitas, pois dessa forma vários dos membros, principalmente na península Ibérica e nos Bálcãs, crêem que teriam de abandonar seus próprios métodos e costumes para se submeter aos métodos daquele que propõe a unidade, sendo ele o líder máximo dessa nova ordem unida.
Outro personagem, o espanhol Juan Martin Cortez prega uma vertente diferenciada, que presa pela manutenção da cada célula da ordem em seus respectivos países cada qual mantendo seus métodos e costumes. O confronto dessas duas vertentes políticas é o que permeia toda a história, mas não é o seu principal pilar.
O fio condutor e principal pilar do romance é a história de um jovem brasileiro membro dessa organização que, adepto da teoria da unificação e principal organizador da mesma em solo canadense, percebe que não será viável a implantação dessa filosofia em outras cidades do mundo; com isso acaba contrariando as ordens de seu mentor, um dos maiores expoentes da organização e acaba atraindo para si uma guerra que quase dá fim à sua própria vida.
Apesar disso ele é uma importante peça no jogo político e passa a ser assediado pela outra vertente, porém decide abandonar tudo e sair em busca de uma vida normal onde deseja encontrar o amor e a fé; isso faz com que parte da ordem passe a desejá-lo morto e esta sim é a batalha que vai se desenvolver diante dos olhos dos leitores.